Agricultura de precisão

Usando a tecnologia dos drones na agricultura , é possível, definir as áreas de interesse, levantar a topografia do terreno, planejar o escoamento da água da chuva, gerar um mapa de saúde da vegetação, realizar amostragem de solo otimizada, realizar o gerenciamento estratégico do plantio, levantamento topográfico do terreno entre diversas outras aplicações.

Com os drones na agricultura de precisão, e possível obter indicadores específicos na saúde do plantio, possibilitando a identificação das falhas no plantio, as pragas e encontrar soluções para os problemas pontuais na safra, otimizando o tempo e tornando o trabalho rápido e eficiente.

O drone que usado na empresa e o VEROK RTK/PPk considerado uma das soluções mais completas, inovadoras e versáteis para o produtor, já que grande capacidade de cobertura de área. Além disso, possui câmeras de alta tecnologia, tanto no espectro do visível (RGB) quanto multiespectral micasensce RedEdege-M (otimizadas para aplicação com drones).

Com modelo VEROK RTK/PPk, é possível obter imagens em alta definição, que garantem a sobreposição necessária para a cobertura da área desejada, tendo a informação real sobre o local.

Com a utilização dos drones, aumenta a produtividade e a eficiência do plantio. Dessa forma, a agricultura de precisão torna possível um real gerenciamento estratégico do plantio, diminuindo o tempo gasto e, principalmente, reduzindo os custos.

Quando os drones podem ser usados na agricultura
Os drones são utilizados em toda a safra, no primeiro momento através de analise das ortofotos geradas e possível conhecer a topografia e os limites da área a ser cultivada, melhora e otimiza o plantio de cada cultura.

O uso do drone no processo inicial proporciona uma visão ampla ao produtor, com o mapeamento do terreno gerando um mapa planoaltimentrico, com estas informações podemos, planejar as linhas de plantio, visualizar o escoamento da agua, dividir a área em talhões, dentre outros.Durante o desenvolvimento da lavoura usa o drone para mapear a saúde das plantas, falhas de plantio, controle de ervas daninhas etc.

ANALISE DE NDVI
A câmera multiespectral MICASENCE REDEDGE-M embarcado no VANT VEROK Rtk/Ppk permite uma analisada lavoura não visível ao olho nu.

O uso mais frequente do NDVI são:

  • Monitoramento da lavoura
  • Detecção de efeitos de secas
  • Detecção de danos provocados por pragas
  • Modelização hidrológica
  • Mapeamento de áreas agrícolas
  • Estimativas de produtividade agrícola

Através do uso de sensores e o processamento de imagens realizados apos o voo do drone cria-se um mapa de pragas e doenças na plantação.  As imagens permite os produtores diferenciem as plantas saudáveis as infetadas e como esta sendo a proliferação da praga de forma eficaz. A identificação rápida do problema permite que o produtor tome a decisão mais eficaz, reduzindo as perdas e garantindo e levada produtividade.

Câmera Multiespectral Micasense rededge

A utilização da câmera multiespectral Rededge fabricada pela empresa norte americana Micasense representa o grande diferencial da MAPA IMAGENS AEREAS no mercado de aerolevantamento com drones para fins de monitoramento agrícola.

Específica para a utilização em drones, conta com 5 sensores de alta performance que simultaneamente captam diferentes bandas do espectro visível (red, green, blue) e não visível (red-edge, near-infrared). A interação matemática dos dados dessas diferentes bandas proporcionam a aplicação do sensoriamento remoto para agricultura de precisão em tempo real.

Verok Rtk com câmera multiespectral RedEdge-M

Maior precisão sem ponto de Controle, com autonomia de 2 horas de voô, cobrindo até 4.300 hectares. A essência desta ferramenta de mapeamento é facilitar o trabalho em campo e aumentar a qualidade e a precisão das informações coletadas. Em um curto espaço de tempo, realiza toda a operação e conclui o trabalho com economia, qualidade, versatilidade, precisão e segurança. É a tecnologia a favor da agricultura.

Mapeamento Topográfico

O Mapeamento Aéreo com Drones é a melhor solução para alcançar os resultados ideais do seu projeto. Áreas de difícil acesso e utilizada em segmentos como a engenharia, construção civil, mineração e agricultura.

Como é possível de realizar sobrevoos abaixo das nuvens para o mapeamento em regiões úmidas e em diferentes épocas do ano, com isso o resultado são imagens com alta definição, garantindo rapidez, qualidade nos resultado final.

Verok Rtk com câmera Alfa 6000

Drone automático, com autonomia de até 2 horas, cobrindo até 4300 hectares.

A essência desta ferramenta de mapeamento é facilitar o trabalho em campo e aumentar a qualidade e a precisão das informações coletadas. Em um curto espaço de tempo, realiza toda a operação e conclui o trabalho com economia, qualidade, versatilidade, precisão e segurança. É a tecnologia a favor da agricultura.

Câmera Alfa 6000

Modos de exposição: Prioridade de Abertura, Intelligent Auto, Manual, recuperação da memória, filme, Programação automática, Seleção de Cena, Prioridade do Obturador, Auto superior, Sweep Panorama
Faixa de Medição: EV 0.0 – EV 20,0
Compensação: -5 a +5 EV EV (em 1 / 3 ou 1/2 EV)
Modos de equilíbrio de branco: Auto, nublado, temperatura de cor, temperatura de cor de filtro, personalizado, Daylight, Flash, Fluorescente (Cool White), Fluorescente (Dia Branco), Fluorescente (Luz do dia), Fluorescente (branco quente), Incandescente, Shade, Underwater
Disparo contínuo Até 11 fps para até quadros

Vídeos e fotos aéreas

Vale ressaltar que os drones conseguem captar melhores ângulos para fotos e filmagens, mantendo a câmara estável por mais tempo. Por conseguinte, tais produtos gerados acabam oferecendo maior precisão, qualidade e melhor relação custo/benefício.

Phantom 3 e Phantom 4

Imagens nítidas e bonitas com alta resolução e cores vivas graças à lente f / 2.8 com um campo de visão 94°, praticamente eliminando a distorção indesejada comum em outras câmeras não construídas para disparar a partir do ar. Lente composta por 9 elementos separados, que incluí um elemento asférico, para extrema clareza, enquanto o suporte RAW Adobe DNG lhe dá o poder de fazer de cada foto uma obra-prima.

Possuem o processador de vídeo mais poderoso, suportando H.264 4k de vídeo em 60 fps ou 265 4k em 30 fps, ambos com uma taxa de 100 mbps. Sensores avançados e processadores que garantem que tudo será capturado com mais detalhes de imagem e com os dados necessários para a pós-produção avançada.

Mais informações !!!